A maioria dos compostos é difícil de reciclar devido à presença de polímeros termofixos.

material de construção planaltina df
Os materiais de construção compostos sintéticos experimentaram um verdadeiro boom desde o século 20, e muitos setores da indústria agora os recorrem, incluindo o setor de construção e reforma de edifícios. Estes incluem o concreto e o concreto armado, que deram forma à cara do século XX, o contraplacado, utilizado para construir divisórias, mas também novos materiais de construção, como a madeira composta, feita a partir de madeira reciclada, triturada e misturada a uma resina polimérica.

Na forma de ripas, mas também em lajes, a madeira composta é utilizada para terraços ou como revestimento de fachadas. Sua vantagem: aparência de madeira preservada, além de boa resistência ao calor, umidade e cupins. Existem também materiais de construção compostos para coberturas, como telhas de fibrocimento ou telhas compostas recicladas.

Mais leves, mais flexíveis e robustos, esses materiais de construção são a garantia de uma capa impermeável por muitos anos. Assim, para reduzir o impacto ambiental das construções, agora é possível utilizar bio compostos feitos com fibras naturais de plantas ou celulose, e uma matriz biodegradável (ex. PLA, ácido polilático).

Share