Entenda sobre a diástase e como descobrir se tem

Muitas mulheres se perguntam: “como saber se tenho diastase “; E a primeira coisa: pode ser um pouco complicado saber se você tem diástase, uma separação dos músculos abdominais. A maioria delas ainda carrega parte do peso que ganha durante a gravidez (isso é 100% normal), e pode levar até seis semanas para o útero voltar ao tamanho anterior à gravidez. No entanto, se o seu estômago tiver uma protuberância definida ou “cachorro”, é possível que você tenha diastase. Um estudo descobriu que até 60% das mulheres podem sofrer diástase durante a gravidez ou no pós-parto.

 

Veja como isso acontece: durante a gravidez, seus músculos abdominais se alongam para acomodar o bebê em crescimento. Em alguns casos, no entanto, isso faz com que os lados direito e esquerdo do músculo reto abdominal se separem à medida que sua linha alba (o tecido entre esse conjunto de músculos) se estende para abrir espaço para o bebê. Após a gravidez, muitas mulheres notam uma pequena reentrância no meio da barriga, bem no centro. Para algumas mães, essa lacuna é grande o suficiente para ser considerada diástase dos retos.

 

Se o seu médico não verificou a diástase dos retos no exame pós-parto, você pode fazer você mesmo. Deite-se de costas com os pés apoiados no chão e os joelhos dobrados. Enrole a cabeça do chão para que os músculos retos fiquem engatados e, em seguida, sinta ao longo do recuo no centro do estômago até chegar ao umbigo. Essa é a linha alba, o tecido que se esticou quando você estava grávida. Começando no umbigo, agora sinta logo acima e abaixo, permanecendo nessa linha vertical. Se seus dedos puderem pressionar e sentir uma lacuna, você pode ter separação abdominal. Uma pequena folga é normal! Uma lacuna de três ou mais dedos pode ser um sinal de diástase dos retos.

Share